Transtorno
Vazamentos de esgoto incomodam moradores do bairro Três Vendas
Cheiro ruim e visual desagradável atrapalham a rotina diária da população das localidades
Foto: Jô Folha - DP - Morador da Alexandre Vieira da Cunha diz que o problema é recorrente
Por Helena Schuster
[email protected]
(Estagiária sob supervisão de Vinicius Peraça)
O cheiro e o visual desagradável de vazamentos de esgoto têm incomodado moradores de diferentes localidades do bairro Três Vendas, em Pelotas. Na rua Alexandre Vieira da Cunha, próximo à avenida Dom Joaquim, e na rua Sadi Escouto Leal, no Loteamento Toussaint, o problema é parecido e, segundo residentes dos locais, também é recorrente.
Para um dos moradores da rua Alexandre Vieira da Cunha, que preferiu não se identificar, o esgoto próximo à entrada da casa causa desconforto. “Não é a primeira vez que acontece. De tempos em tempos a gente precisa chamar o Sanep para resolver”, comenta. Residente no local há mais de 20 anos, ele conta que, dessa vez, o vazamento apareceu há cerca de uma semana. Segundo ele, o pedido para desobstruir a rede foi encaminhado ao departamento de esgoto do Sanep na última quinta-feira, mas até o fechamento desta edição, a questão ainda não havia sido resolvida.
Já no Loteamento Toussaint, a moradora Nerci dos Santos, 61, conta que o problema com o esgoto, que se acumula na esquina com a rua São Paulo e também em frente a algumas casas, ocorre já há alguns anos. “As valetas estão entupidas e, lá na esquina, é aquele problema de sempre”, afirma. Nerci, que mora no local há 24 anos, comenta que o problema é “tapeado” de tempos em tempos pelo Sanep e pela Prefeitura, mas a solução permanente não acontece. “É esgoto mesmo, isso que é desagradável, principalmente por causa do mau cheiro. A gente passa com o carro e leva para dentro de casa”. Dessa vez a moradora ainda não realizou contato com o Sanep.
Causas e soluções
Em relação ao pedido citado pelo morador da rua Alexandre Vieira da Cunha, o Sanep informou ao Diário Popular que o protocolo foi localizado e que o problema será resolvido o mais rápido possível conforme o cronograma das equipes.
A autarquia também informou que os problemas relatados pelos moradores fazem parte de um dos serviços de rotina essenciais, que é a manutenção e conservação das tubulações. A autarquia pontua que “é natural que ocorram problemas pontuais de esgoto obstruído, pois são cerca de 500 mil metros de redes de esgoto na cidade.” Estes problemas são prevenidos e corrigidos com caminhões de hidrojato, que realizam a desobstrução das redes.
Ainda segundo o Sanep, além da exigência do sistema por si só, o descarte indevido de resíduos é um dos fatores que mais influencia na obstrução das redes. Durante serviços de desobstrução, a autarquia afirma já ter encontrado cotonetes, fios dentais, grandes acumulados de fios de cabelo, preservativos e absorventes - itens que prejudicam o bom funcionamento do sistema.
A autarquia finaliza reforçando a importância da população informar ao Sanep sobre os lugares onde há entupimento de esgoto, a fim de que o problema seja atendido o mais breve possível. Para realizar o contato, basta ligar para o telefone 3026-1144 e selecionar a opção dois.
Confira o local correto de descarte de resíduos:
Coleta orgânica/domiciliar:
absorventes, preservativos, bituca de cigarro, fios de cabelo, fio dental, cotonete, etc.
Coleta seletiva:
sacolas, garrafas e demais resíduos recicláveis (vidros, papéis, plásticos e metais)
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário